DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO
NO ATENDIMENTO INFANTO-JUVENIL!
Objetivo do Curso:
O Curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental Infanto-Juvenil da Ação Cognitiva visa formar terapeutas preparados para trabalhar com crianças e adolescentes, combinando uma base teórica sólida com a criatividade e sensibilidade necessárias para atender a cada paciente de forma única e eficaz.
Nossa sala de aula é diferente. Utilizaremos metodologias ativas de aprendizagem durante todo o curso. São características desse método os seguintes aspectos:
O que esperar do curso
Nosso curso é dividido por módulos, cada um correspondente a competências específicas de bons terapeutas cognitivo-comportamentais focados na infância e adolescência. Os módulos englobam os seguintes eixos temáticos:
- Desenvolvimento Humano (4 aulas): Para começar, você aprenderá a base para trabalhar com crianças e adolescentes, reconhecendo as características, capacidades e limitações de cada etapa do desenvolvimento humano. Com isso, você será capaz de planejar o tratamento de forma personalizada e adaptada às necessidades de cada paciente.
- TCC Aplicada à Infância e Adolescência (8 aulas): Neste módulo você aprenderá as bases teóricas para uma boa conceituação do caso, compreenderá o estilo terapêutico da TCC e os princípios básicos das técnicas cognitivas e comportamentais.
- Trabalho Interdisciplinar na Clínica Infanto-Juvenil (2 aulas): Trabalhar com a rede de suporte da criança ou do adolescente é essencial para o bom andamento do nosso trabalho. Você aprenderá sobre orientação de pais e sobre o trabalho em rede com a escola e com outras equipes profissionais envolvidas com cada paciente.
- TCC Aplicada aos Transtornos da Infância e Adolescência (6 aulas): A partir da compreensão do modelo cognitivo de alguns dos transtornos frequentes na infância e adolescência, pensaremos juntos em como os protocolos baseados em evidências promovem a redução de sintomas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
- Diversificando a Atuação na Clínica com Crianças e Adolescentes (4 aulas): Neste módulo abordaremos questões que podem permear a prática clínica e que demandam uma atuação diferenciada do terapeuta. É o caso da violência contra crianças e adolescentes, identidade racial, sexualidade e adoção.
- A Pessoa do Terapeuta no Trabalho com Crianças e Adolescentes (3 aulas): Explorar o autocuidado, a ética profissional e a postura do terapeuta no manejo da relação com crianças e adolescentes é essencial para a consolidação de uma prática clínica de excelência.
Durante o curso, teremos ainda 13 encontros de supervisão com 2h cada (totalizando 26h desta atividade). Assim, você terá a oportunidade de articular a teoria e a prática de uma maneira ainda mais real, desenvolvendo o raciocínio clínico necessário para atuar com autonomia e competência.
Conteúdos Abordados:
- Psicologia do desenvolvimento em diferentes etapas (prineira infância, infância, adolescência e juventude)
- Modelo cognitivo e formação de crenças
- Avaliações iniciais no atendimento infanto-juvenil
- Conceituação cognitiva
- Técnicas cognitivas e comportamentais
- Criatividade e prática clínica
- Orientação de pais
- Trabalho em rede com escola e família
- Psicopatologia e prática baseada em evidências
- Transtornos depressivos, ansiosos, e de neurodesenvolvimento
- Transtornos disruptivos, violência, sexualidade e identidade racial
- Adoção e manejo da relação terapêutica
- Autocuidado do terapeuta
- Ética profissional na prática clínica com crianças e adolescentes
Clique aqui e confira o programa de aulas completo
Público-Alvo:
- Psicólogos
- Estudantes de Psicologia (a partir do 6º período)
- Psiquiatras e Residentes de Psiquiatria
Por que escolher a Ação Cognitiva?
- Inovação e Qualidade: Primeira turma do curso infanto-juvenil com a qualidade reconhecida dos cursos Ação Cognitiva.
- Metodologia Ativa e Interativa: Aulas dinâmicas e centradas no aluno, estimulando o desenvolvimento de raciocínio clínico, flexibilidade e criatividade.
- Equipe Especializada: Coordenado por Me. Ilanna Pinheiro e Me. Gabriella Ramalho, com uma equipe de mestres, doutores e especialistas em TCC.
Estrutura do Curso:
- Duração: 14 meses. Início das aulas em breve!
- Carga Horária: 108h/aula + 26 horas de supervisão, totalizando 134h de capacitação.
- Aulas Quinzenais: Sábados, de 9h às 13h (horário de Brasília)
- Formato: Online e ao vivo, com gravações disponíveis por 18 meses.
Corpo Docente
O corpo docente é formado por terapeutas experientes com mestrado, doutorado ou sólida especialização na área. E, para além da competência clínica, são professores integrados à nossa metodologia, focados na aprendizagem dos alunos.
Dra. Aline Henriques Reis |
Me. Ilanna Pinheiro |
Dra. Ana Claudia Peixoto |
Me. Jessye Cantini |
Me. Bianca Machado |
Dra. Karla Seabra |
Me. Gabriela Braz |
Me. Luana Galoni |
Me. Gabriella Ramalho |
Me. Maristela Cândida |
Me. Grazielly Ribas |
Me. Sandra Antão |
Dr. Heitor Hirata |
|
Benefícios Exclusivos:
Investimento:
- Valor: 18 x de R$ 490,00 (R$ 8820,00 total)
Desconto especial para graduandos: 8% em todas as mensalidades
Coordenação
Inscreva-se Agora!
Aproveite a chance de se especializar no atendimento infanto-juvenil com o curso da Ação Cognitiva. Clique no botão abaixo para se inscrever e garantir sua vaga!