Imagine fazer parte de um grupo que tem como objetivo principal treinar habilidades terapêuticas em TCC, considerando a teoria, a prática e as reflexões pessoais.
A gente entende que para desenvolver competências clínicas, precisamos considerar três sistemas de aprendizagem do terapeuta: descritivo (conhecimento teórico, "o que fazer"), procedural (habilidades práticas, "como fazer") e reflexivo (desenvolvimento de atitudes, "por que fazer").
A cada encontro um novo tema será discutido e demonstrado pela facilitadora, para que depois os participantes possam treinar e receber feedback entre si e do grupo.
São 3 ciclos com 5 a 6 encontros cada
Encontros online síncronos com 3h de duração
Encontros quinzenais (sextas, de 14 às 17h)
Máximo de 15 participantes fixos
Conheça os ciclos:
Atenção: É importante respeitar a ordem dos ciclos, pois eles demandam habilidades específicas do terapeuta.
O raciocínio clínico é a base de todo trabalho, sendo importante para orientar a postura do terapeuta. Uma boa compreensão do papel do terapeuta e do estilo adotado na TCC, por sua vez, são fundamentais para o adequado manejo da relação terapêutica.
Ou seja, você precisa ter desenvolvido habilidades de conceituação e raciocínio a partir do modelo cognitivo para aproveitar o ciclo intermediário.
E para aproveitar o ciclo avançado, é preciso ter boas habilidades de conceituação, de empirismo colaborativo e de descoberta guiada.
Evite pular etapas, pois isso comprometerá não só o seu desenvolvimento, mas também o do grupo.
Ciclo Avançado:
A relação terapêutica é um dos pilares de qualquer processo de terapia. Uma boa relação depende das duas partes (terapeuta e paciente). Quando o terapeuta não tem habilidades gerais, como empatia, autenticidade e consideração positiva bem desenvolvidas, o processo terapêutico e a relação podem ficar prejudicados. Infelizmente há pouca discussão e treino sobre tais habilidades ao longo da nossa formação em terapia Cognitivo-Comportamental.
Para além de tais habilidades, é preciso também saber reconhecer e manejar reações do paciente e do terapeuta que possam influenciar negativamente no processo, causando rupturas nas relações.
Neste ciclo, o nosso foco está no refinamento de habilidades terapêuticas gerais, bem como nas habilidades de identificação e manejo de transferência, contratransferência e rupturas na relação terapêutica sob a luz da TCC.
Ao longo dos 5 encontros, nós iremos:
Realizar o levantamento de necessidades para que o processo seja personalizado para cada grupo
Compreender e desenvolver autoconsciência, utilizando seus conhecimentos de TCC em si mesmo durante as sessões.
Identificar e manejar a transferência.
Identificar e manejar a contratransferência
Ao final desse ciclo, espera-se que você refine habilidades básicas de empatia, congruência e consideração positiva, elementos cruciais para uma boa relação terapêutica.
Você também desenvolverá habilidade para se perceber e se autoconceituar diante de situações que ocorram nas sessões e que lhe gerem algum impacto. Com isso, você terá a oportunidade de manejar com maestria a transferência, comunicando aos pacientes como o comportamento deles lhe afetam, buscando identificar novos padrões que complementem a conceituação do caso.
Além disso, espera-se que você aprenda a identificar e a manejar suas próprias reações contratransferenciais, para que elas não atrapalhem o processo terapêutico. Por fim, você também será capaz de identificar e reparar rupturas, tornando a relação terapêutica ainda mais genuína e forte.
Para quem é o ciclo avançado?
Terapeutas habilidosos na conceituação cognitiva e que entendem seu papel no processo terapêutico (empirismo colaborativo)
Terapeutas que gostariam de desenvolver maior consciência sobre si mesmos e suas reações cognitivas, emocionais e comportamentais quando estão diante de seus pacientes (incluindo desafios clínicos).
Terapeutas que gostariam de compreender e desenvolver habilidades empáticas.
Terapeutas que gostariam de se sentir mais autênticos e aptos a comunicar seus estados internos, mesmo aqueles mais difíceis, quando for interessante para o processo terapêutico.
Terapeutas que gostariam de aprender a identificar e a reparar rupturas, fortalecendo assim a relação terapêutica e aumentando as chances de sucesso da terapia.
Datas previstas para a próxima turma:
Data | Tema |
18/10/2024 | Levantamento de necessidades + definição de relação terapêutica |
01/11/2024 | Definição e identificação da transferência e da contratransferência |
22/11/2024 | Manejo da transferência e da contratransferência |
06/12/2024 | Definição, identiificação e manejo de rupturas |
10/01/2025 | Estabelecimento de limites e Conversas Difíceis |
Facilitadora
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