Imagine fazer parte de um grupo que tem como objetivo principal treinar habilidades terapêuticas em TCC, considerando a teoria, a prática e as reflexões pessoais.
A gente entende que para desenvolver competências clínicas, precisamos considerar três sistemas de aprendizagem do terapeuta: descritivo (conhecimento teórico, "o que fazer"), procedural (habilidades práticas, "como fazer") e reflexivo (desenvolvimento de atitudes, "por que fazer").
A cada encontro um novo tema será discutido e demonstrado pela facilitadora, para que depois os participantes possam treinar e receber feedback entre si e do grupo.
São 3 ciclos com 6 encontros cada
Encontros online síncronos com 3h de duração
Encontros quinzenais (segundas, de 14 às 17h)
Máximo de 15 participantes fixos
Conheça os ciclos:
Atenção: É importante respeitar a ordem dos ciclos, pois eles demandam habilidades específicas do terapeuta.
O raciocínio clínico é a base de todo trabalho, sendo importante para orientar a postura do terapeuta. Uma boa compreensão do papel do terapeuta e do estilo adotado na TCC, por sua vez, são fundamentais para o adequado manejo da relação terapêutica.
Ou seja, você precisa ter desenvolvido habilidades de conceituação e raciocínio a partir do modelo cognitivo para aproveitar o ciclo intermediário.
E para aproveitar o ciclo avançado, é preciso ter boas habilidades de conceituação, de empirismo colaborativo e de descoberta guiada.
Evite pular etapas, pois isso comprometerá não só o seu desenvolvimento, mas também o do grupo.
Ciclo Básico:
A primeira coisa que um terapeuta deve desenvolver é a capacidade de pensar a partir do modelo cognitivo. É a partir daí que ele conseguirá desenvolver a conceituação cognitiva de forma colaborativa e compreender como ela orientará todo o processo terapêutico em TCC.
Por isso, o eixo temático desse ciclo é o aprofundamento e a internalização do modelo cognitivo e a conceituação cognitiva. Exploraremos os níveis de conceituação, compreendendo o funcionamento cognitivo-comportamental dos pacientes e seus respectivos ciclos de manutenção. A partir daí, aprenderemos como a conceituação pode nortear as ações do terapeuta e o planejamento do tratamento.
Ao longo dos 6 encontros, nós iremos:
Realizar o levantamento de necessidades para que o processo seja personalizado para cada grupo.
Desenvolver uma profunda compreensão de todas as estruturas do modelo cognitivo.
Desenvolver habilidade para explicar (psicoeducar) o modelo cognitivo
Compreender e desenvolver habilidade na conceituação de caso colaborativa descritiva
Compreender e desenvolver habilidade na identificação e psicoeducação dos ciclos de manutenção (conceituação de caso transversal)
Compreender e desenvolver habilidade na conceituação de caso horizontal (sistema de crenças)
Compreender como a conceituação orienta o plano de tratamento
Ao final desse ciclo, espera-se que você sinta-se mais competente e seguro na elaboração dos três níveis de conceituação, bem como seja capaz de planejar o tratamento dos seus pacientes informado pela conceituação cognitiva.
Para quem é o ciclo básico?
Datas previstas para a próxima turma:
Data | Tema |
21/10/2024 | Levantamento de necessidades + introdução ao modelo cognitivo |
04/11/2024 | Aprofundamento do modelo cognitivo |
18/11/2024 | Conceituação descritiva |
02/12/2024 | Conceituação transversal |
16/12/2024 | Conceituação longitudinal |
13/01/2025 | Conceituação e plano de tratamento |
Facilitadora
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