Imagine fazer parte de um grupo que tem como objetivo principal treinar habilidades terapêuticas em TCC, considerando a teoria, a prática e as reflexões pessoais.
A gente entende que para desenvolver competências clínicas, precisamos considerar três sistemas de aprendizagem do terapeuta: descritivo (conhecimento teórico, "o que fazer"), procedural (habilidades práticas, "como fazer") e reflexivo (desenvolvimento de atitudes, "por que fazer").
A cada encontro um novo tema será discutido e demonstrado pela facilitadora, para que depois os participantes possam treinar e receber feedback entre si e do grupo.
São 3 ciclos com 6 encontros cada
Encontros online síncronos com 3h de duração
Encontros quinzenais (sextas, de 14 às 17h)
Máximo de 15 participantes fixos
Conheça os ciclos:
Atenção: É importante respeitar a ordem dos ciclos, pois eles demandam habilidades específicas do terapeuta.
O raciocínio clínico é a base de todo trabalho, sendo importante para orientar a postura do terapeuta. Uma boa compreensão do papel do terapeuta e do estilo adotado na TCC, por sua vez, são fundamentais para o adequado manejo da relação terapêutica.
Ou seja, você precisa ter desenvolvido habilidades de conceituação e raciocínio a partir do modelo cognitivo para aproveitar o ciclo intermediário.
E para aproveitar o ciclo avançado, é preciso ter boas habilidades de conceituação, de empirismo colaborativo e de descoberta guiada.
Evite pular etapas, pois isso comprometerá não só o seu desenvolvimento, mas também o do grupo.
Ciclo Intermediário:
Uma vez que o terapeuta tem habilidade para compreender seu paciente a partir do modelo cognitivo (ou seja, sabe conceituar e usar a conceituação no plano de tratamento), chegou a hora de refletir sobre qual é o seu papel e a postura mais interessante no processo terapêutico.
A ênfase deste ciclo é o empirismo colaborativo, estilo terapêutico utilizado na TCC. Ao compreendermos profundamente o nosso papel na relação terapêutica, treinaremos como realmente ser um terapeuta empírico e colaborativo, além de compreender e treinar a descoberta guiada e o questionamento socrático.
Ao longo dos 6 encontros, nós iremos:
Ao final desse ciclo, espera-se que você compreenda qual é o seu papel no processo terapêutico, incentivando a autonomia e favorecendo o fortalecimento da autoeficácia dos seus pacientes, respeitando os limites e as necessidades de cada um.
Espera-se também que você seja capaz de atuar com base na descoberta guiada e no questionamento socrático. Com isso, você aprenderá a refletir sobre a qualidade das perguntas que deve fazer para que seu paciente tenha novos insights, ao invés de dar as respostas que você considera certas.
Para quem é o ciclo intermediário?
Datas previstas para a próxima turma:
Data | Tema |
17/01/2025 | Introdução ao Empirismo Colaborativo |
31/01/2025 | A escala de colaboração + treino |
14/02/2025 | A escala de empirismo + treino |
28/02/2025 | Descoberta Guiada + escala + treino |
14/03/2025 | Questionamento Socrático |
28/03/2025 | Prática deliberada |
Facilitadora
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